O que é Drupal Console?

Drupal Console é uma CLI tools (ferramenta de linha de comando), assim como o conhecido Drush.

Com o Drupal Console, o desenvolvimento com o Drupal 8 fica mais fácil, rápido e dá ao desenvolvedor principiante, uma boa visão de como funciona a estrutura e boas práticas de um desenvolvimento no Drupal 8. Exemplo: Quando o desenvolvedor precisa criar um novo módulo custom, e dentro deste módulo; criar um formulário ou um bloco qualquer, via programação.

Pois bem. A primeira dúvida do desenvolvedor é saber como organizar a estrutura de pastas do módulo; qual classe ele deve estender para implementar o formulário, o bloco, etc. Para não perder tempo vendo como foi feito em outros módulos do core ou lendo a documentação; ao utilizar o Drupal Console, ele conseguirá ter seu módulo criado com a estrutura básica de pastas e códigos com apenas alguns comandos.

No exemplo abaixo, exemplifiquei a criação de um módulo custom (drupal generate:module):

Como podem ver, as informações básicas para a criação do módulo vão sendo solicitadas e, no final, temos o módulo criado.

Neste outro exemplo, eu gero um formulário com um campo chamado Body do tipo textarea dentro do módulo custom criado anteriormente (drupal generate:form):

OK! Mas o Drupal Console serve apenas para o desenvolvimento?

Não! Assim como o Drush, o Drupal Console possui comandos de interação e debug. Ex.: fazer download e habilitar um módulo, verificar o status do site, criar usuários, etc.

Para instalar o Drupal Console e conhecer todos os seus comandos, acesse o site oficial.

Você também pode ajudar a contribuir com o Drupal Console, tanto em desenvolvimento como em documentação.

Perguntas frequentes:

- O Drupal Console serve apenas para o Drupal 8?
Até o momento, sim! 

- O Drupal Console vai substituir o Drush?
Não, pois uma ferramenta complementa a outra. Você pode usar ambos no seu desenvolvimento com o Drupal 8.


Até o próximo post galera! ;)