Modos de exibição no Drupal 8

O que são modos de exibição no Drupal?

Modos de exibição são as formas de exibir uma determinada informação no Drupal, podendo ser um node, taxonomia, usuário, formulários, comentários, etc. Em um modo de exibição, você consegue definir quais campos serão exibidos ou não, se o campo vai exibir ou deixar oculto seu rótulo, qual estilo de imagem será usado em campo de imagem, etc.

Criando um modo de exibição para um Node

Para criar um novo modo de exibição, vá no menu Admin em: 
Estrutura - Modos de exibição - Modos de visualização (admin/structure/display-modes/view).

Click em "Add new view mode", e escolha o tipo "Conteúdo" (admin/structure/display-modes/view/add/node).

Após salvar seu modo de exibição, vá para "Gerenciar exibição" de um determinado tipo de conteúdo. Ex.: admin/structure/types/manage/article/display

Em "Configurações de visualização personalizadas", marque o modo de exibição que você acabou de criar e clique em "Salvar".

Após salvar, o modo de exibição ficará disponível para ser configurado. Clique em sua aba e faça as customizações desejadas.

Agora vamos testar o nosso modo de exibição na listagem da home.

Edite a "View" responsável pela listagem da home e altere seu formato de exibição.

Volte para a home e veja o resultado final.

As vantagens de usar modos de exibição é que não é necessário ter conhecimentos de programação para criar uma saída diferente para o seu node, usuário, taxonomia, etc; tornando a customização mais fácil e rápida.

Obs.: No Drupal 7, os modos de exibição não vêm por padrão no core. Você pode utilizar o módulo Display Suite como alternativa.

Veja aqui nesse post da Acquia como utilizar o Display Suite no Drupal 8.


Até o próximo post galera!